18 de out. de 2012

Projovem Inglês 1 - Part 2

Pra você que nos acompanhou na postagem do Projovem 1, essa aula de hoje será “easy, easy” (fácil, fácil), porém muito importante! Vamos trabalhar com o primeiro episódio do ProJovem Urbano/Inglês OK! Pra você que não se lembra muito bem vale a pena rever a primeira parte.
Sem medo de errar. Estamos aprendendo uma nova língua. É preciso ter coragem pra alcançarmos nossos objetivos. Leia a tirinha abaixo.

click na imagem para ampliar

Agora mais uma vez, leia o diálogo abaixo. Se tiver dificuldades na pronuncia não se desespere. Normal. Se necessário reveja o trecho do ProJovem 1 ou jogue as palavras que você possui mais dificuldades no google translation e escute elas. Click aqui para ouvir todo o diálogo nogoogle. Com a repetição você ira aperfeiçoar o seu listening.



Good morning Pedro.
Hi, Júlia. How are you?
I´m fine, thanks.
Hi, I´m Júlia. What´s your name?
My name is Lucas. Nice to meet you.
Nice to meet you too.
Guys, this is Mariana. She is my friend. You are late, Mariana!
Sorry... What´s up?

Very good folks! (Muito bom pessoal!)

IMPORTANTE
No diálogo estudado temos as frases: “Eu SOU a Júlia” (“I AM Júlia”) e “Eu ESTOU bem!” (“I AM fine!”).
Reparem que “Eu sou” e “Eu estou”, em inglês, são ditos da mesma forma.
O mesmo vale para “Você é” = “Você está” e “Ela é” = “Ela está”.
Ser e Estar = (to be)

O diálogo termina com uma pergunta. A expressão “What’s up?” que significa: E aí? / O que é que há? / O que tá pegando? / O que acontece?... ou qualquer expressão ou gíria no mesmo sentido.

A conjugação “is” do verbo “ser e estar” em inglês. Quando e como utiliza-la?

Is” – Corresponde às palavras é e está. “O garote é alto” “A garota está doente”. Utilizamos o “is” apenas na terceira pessoa do singular (o assunto do texto ou do diálogo). Se eu estou conversando com alguém sobre o jogo de futebol de ontem, “o jogo de futebol” é a terceira pessoa. Se eu estou ouvindo alguém falar sobre a vizinha de fulano, “a vizinha de fulano” é a terceira pessoa.
He is an old man. (Ele é um homem velho)
André is there! (O André está lá!)
It is my dog (Ele [isto] é o meu cachorro)

Resumindo: Podemos utilizar o “is” acompanhado dos pronomes pessoais he, she e it ou também de nome de uma pessoa, animal ou objeto, desde que seja apenas um (1). Então “Is” somente para sentenças no singular. Very easy! (Muito fácil)

Exercício

Complete com  am, are ou is. O uso do verbo TO BE nesse exercício é no sentido de “ser”:

a)   Sheila ________ a doctor.
b)   ________ an English student.
c)   He ________ my father.
d)   Luan ________  a good boy.
e)   She ________  your girlfriend.
f)    I ________  Brazilian.
g)   Luis ________  American.

Reveja o Projovem Inglês 1



See you soon!




Um comentário: